Trabalhar menos e ganhar igual? Empresas adotam jornada de 4 dias

Nova escala de trabalho já está em vigor em algumas empresas

Enquanto muitos brasileiros ainda seguem a jornada tradicional de cinco ou seis dias de trabalho por semana, algumas empresas já estão implementando a semana de quatro dias sem redução salarial.

A prática, que vem ganhando espaço no Brasil, já mostrou benefícios significativos para produtividade e bem-estar dos funcionários.

Empresas já adotaram a jornada reduzida

Embora o modelo tradicional no país seja a escala 6×1, nada impede que empresas optem por uma carga horária menor, desde que os salários sejam mantidos.

Algumas já testaram e aprovaram o formato de quatro dias de trabalho por semana. Entre elas:

Empresas adotam jornada de 4 dias de trabalho – Foto: Gov / Canva

Lei não impede jornada menor

A legislação trabalhista brasileira não obriga as empresas a adotarem a escala 6×1. Se o empregador decidir reduzir os dias trabalhados mantendo o salário, a prática é totalmente legal.

A ideia já é tendência em outros países e pode se popularizar ainda mais nos próximos anos.

O futuro do trabalho no Brasil

Apesar do avanço da jornada de quatro dias em algumas empresas, a escala 6×1 ainda é a regra no país. Há discussões sobre mudanças na legislação para reduzir a carga horária, mas ainda não há previsão para que isso se torne obrigatório.

Por enquanto, os trabalhadores que já fazem parte desse modelo aproveitam os benefícios de um maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com mais tempo de descanso e produtividade elevada.

Sair da versão mobile